Proposta Pedagógica

Proporcionar ao aluno um ensino sólido, desenvolvendo seus dons e aptidões, fundamentado na ética, respeito e confiança, formando indivíduos responsáveis, conscientes e felizes.

Ensino Médio

• Selecionar conteúdos significativos para o aluno, considerando seu nível de maturidade e os processos mentais necessários ao ensino/ aprendizagem.

• Converter o “saber assistemático” do aluno em um saber sistemático e organizado, evitando a simples transmissão de conhecimento.

• Propor a construção do conhecimento, partindo do conhecido para o que ainda não se conhece, por meio do estabelecimento de relações (a construção é iniciada no conteúdo, verificada e aprofundada nas atividades).

• Explorar o cotidiano (universal) – estabelecimento de paralelo entre o conceito construído e a aplicação prática do dia-a-dia, tornando a sala de aula uma extensão da vida, de modo que o aluno sinta que tudo aquilo que envolve seu ambiente social é resultado do conhecimento acumulado pelo homem e de suas ações.

• Integrar os conteúdos curriculares – pressupõe troca de experiências, planejamento didático.

• Usar uma linguagem criativa e atraente, que favoreça a compreensão objetiva e crítica de interpretação de textos gramaticais, literários e não-literários; reconhecer a natureza e a especificidade dos textos.

• Usar ilustrações, poemas, músicas, reportagens, entre outros, como instrumentos de conteúdo.

• Retomar conteúdos sempre que necessário.